A reprovação ao governo do presidente Lula (PT) chegou a 56%, o pior índice desde o início do mandato, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2).
O levantamento aponta que a aprovação do presidente caiu para 41%, enquanto 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março e ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Em janeiro, a desaprovação de Lula era de 49%. O aumento ocorreu mesmo após o governo lançar medidas para conter a alta de preços dos alimentos e ampliar o acesso ao crédito. O Nordeste, onde Lula historicamente tem forte apoio, também registrou queda na aprovação, que chegou a 52%, com 46% de reprovação. No Sul, a rejeição é maior: 64% desaprovam o governo, enquanto 34% aprovam.
O levantamento também revela que, pela primeira vez, a reprovação ao presidente superou a aprovação entre mulheres e pessoas pretas e pardas. Além disso, 43% dos entrevistados avaliam que o atual governo é pior que a gestão anterior de Jair Bolsonaro (PL), enquanto 39% consideram melhor e 15% acreditam que não houve diferença.
A expectativa para os próximos anos é que Lula faça um governo diferente, segundo 81% dos entrevistados. Outros 15% preferem que ele mantenha a mesma linha de atuação e 4% não souberam responder.