A partir do dia 3 de agosto, o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer uma segunda dose de reforço da vacina contra a poliomielite para crianças de 4 anos de idade. A medida integra a atualização do Calendário Nacional de Vacinação e tem como objetivo ampliar a proteção infantil contra a doença.
Diante da mudança, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) orienta pais e responsáveis a manterem a Caderneta de Vacinação das crianças atualizada e a procurarem a unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização.
Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão da nova dose faz parte das estratégias para evitar a reintrodução do poliovírus no Brasil. O país não registra casos de poliomielite desde 1989 e recebeu, em 1994, a certificação internacional de área livre da circulação da doença.
Com a atualização, o esquema vacinal passa a contar com cinco doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aplicada por injeção. O calendário inclui três doses aos dois, quatro e seis meses de idade, um primeiro reforço aos 15 meses e, agora, um segundo reforço aos quatro anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doses de reforço são fundamentais para manter a imunidade ao longo da infância e fortalecer a proteção coletiva contra o vírus. A ampliação do esquema vacinal foi discutida por especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), além de representantes do Conass, Conasems e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Embora o Brasil permaneça livre da poliomielite há quase quatro décadas, as autoridades sanitárias alertam que o vírus ainda circula em alguns países. Por isso, manter altas coberturas vacinais é considerado essencial para impedir a reintrodução da doença.
Desde novembro de 2024, o SUS utiliza exclusivamente a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), substituindo definitivamente a vacina oral, conhecida como “gotinha”, em razão de sua maior segurança e eficácia.
