A isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 permite que os candidatos realizem as provas gratuitamente.
Os estudantes da rede pública que estão no último ano do ensino médio recebem a isenção automaticamente pelo site oficial do Enem. Já aqueles em situação de vulnerabilidade podem solicitar o benefício.
Até o momento, o edital referente à isenção e à justificativa de ausência do Enem 2024 ainda não foi publicado no Diário Oficial da União. No entanto, a previsão é de que isso ocorra até o dia 1º de abril de 2025, uma terça-feira.
Quem tem direito a isenção?
Tem direito a pedir a isenção da taxa os estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública em 2025, aqueles com renda per capita de até um salário mínimo e meio que tenham cursado todo o ensino médio em instituição pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares, além de candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Para os estudantes que perderam os dois dias de Enem 2024, é preciso justificar a ausência caso desejem participar da edição de 2025 sem pagar a taxa.