Justiça espanhola absolve Daniel Alves de condenação por estupro
A Justiça da Espanha absolveu, nesta sexta-feira (28), o ex-jogador Daniel Alves da condenação por estupro. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, que anulou a sentença anterior de 4 anos e 6 meses de prisão.
Os juízes, de forma unânime, consideraram que a condenação inicial apresentava “lacunas, imprecisões, inconsistências e contradições”. A decisão também revogou todas as medidas cautelares contra o ex-jogador.
Daniel Alves estava preso desde janeiro de 2023 e conseguiu liberdade provisória em março do ano passado, após pagar uma fiança de 1 milhão de euros. Com a decisão, ele fica totalmente livre e sem nenhuma pendência judicial na Espanha.
O caso envolvia uma jovem espanhola que acusou o ex-jogador de estupro dentro de um banheiro em uma boate de Barcelona, na noite de 30 de dezembro de 2022. Exames periciais confirmaram a presença de material genético de Alves, mas os magistrados consideraram que havia falta de confiabilidade no depoimento da vítima.
“O relato da denunciante não corresponde à realidade”, destacou a sentença, reforçando que a condenação original não confrontou devidamente as provas periciais e os exames biológicos de DNA.
O Ministério Público da Espanha pedia uma pena de 9 anos, enquanto a defesa da vítima buscava ampliar a condenação para 12 anos. Com a decisão desta sexta-feira, todas as acusações contra Daniel Alves foram anuladas, e ele não precisará cumprir nenhuma pena.