O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta terça-feira (8) duas coletas externas de sangue, em pontos estratégicos de Maceió e Arapiraca, das 8h às 16h. Em Arapiraca, a ação ocorre na Praça Marquês da Silva, no centro da cidade. Já em Maceió, a coleta será realizada na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), localizada no centro da capital.
Segundo o Hemoal, a iniciativa busca facilitar o acesso de voluntários que enfrentam dificuldades para se deslocar até os postos fixos. Além disso, o objetivo é reforçar os estoques de sangue, fundamentais para o abastecimento de hospitais e maternidades em todo o estado.
De acordo com o Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas com boa saúde, idade entre 16 e 69 anos, e peso mínimo de 50 kg. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, com documento oficial com foto.
Estão impedidos de doar voluntários que tiveram hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, aids ou sífilis. Também não podem doar pessoas que fizeram tatuagem, piercing, maquiagem definitiva ou micropigmentação nos últimos 12 meses, assim como quem ingeriu bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
É necessário ainda que o doador tenha dormido ao menos seis horas na noite anterior ao procedimento.
O Hemoal reforça que a doação de sangue é um ato solidário capaz de salvar até quatro vidas, e convida a população a participar das campanhas itinerantes e dos pontos fixos de coleta.